top of page
Excursão C

Eventos transgressivos meso-cenozoicos e a evolução paleogeográfica pós-rift da Margem Atlântica de Portugal

Coordenadores: 

Pedro M. Callapez (Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra; CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do espaço da Universidade de Coimbra)

Pedro A. Dinis (Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra; MARE –  Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

Pedro P. Cunha (Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra; MARE –  Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

Duração: 1 dia

Preço: 90€ (40€ para estudantes)

O registo estratigráfico das séries pós-rift da Margem Atlântica de Portugal encontra-se bem representado nos setores do onshore da Beira Litoral, entre a Nazaré e Aveiro. Ao contrário da Estremadura portuguesa, em que o início das etapas de inversão tectónica, a partir do final do Cenomaniano superior, inviabilizou quaisquer registos marinhos significativos, com exceção para o Miocénico das bacias do Baixo Tejo e de Alvalade e algumas incursões de Pliocénico na área diapírica das Caldas da Rainha, nestes setores setentrionais da denominada “Bacia de Aveiro”, a espessura das unidades cretácicas atinge valores superiores a 600 m e a cobertura arenosa plio-plistocénica também mostra um desenvolvimento significativo. Na excursão proposta será feita uma visita a registos dos principais eventos marinhos representativos desta sucessão pós-rift: (1) o Cenomaniano-Turoniano em fácies com rudistas e com amonites; (2) o Coniaciano superior e sua relação com a Bacia Ibérica; (3) o Campaniano marinho e continental e a problemática do “Garumniano”; (4) o Pliocénico marinho e a transição plio-plistocénica.

bottom of page