top of page
Introdução

     A temática dos oceanos ocupa cada vez mais um espaço de investigação primordial e de excelência nas múltiplas áreas do conhecimento científico. O estudo das margens abarca, quer o registo geológico, quer a dinâmica atual das zonas costeiras ao mar profundo. Neste espaço problematiza-se o acesso aos recursos geológicos e marinhos, a preservação da biodiversidade e do património geológico, o planeamento e ordenamento do território, a construção e manutenção de obras de engenharia ou a gestão dos riscos naturais e tecnológicos. Os tópicos em discussão são inter e multidisciplinares e envolvem, entre muitos outros, geólogos, biólogos, engenheiros, geógrafos, geofísicos, oceanógrafos, químicos, economistas, juristas, sociólogos e historiadores.

    É sobre estes desafios e áreas científicas que, desde 1994, tem sido realizado o Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA). Este fórum científico tem uma periodicidade trienal e reúne investigadores de vários países, centrados no conhecimento da margem ibérica voltada para o Oceano Atlântico. Depois do sucesso da reunião realizada em Málaga, em 2015, é neste contexto e espírito que a IX edição  do MIA volta a Portugal, à Universidade de Coimbra. Nesta cidade universitária, património mundial da UNESCO, onde os feitos históricos potenciados pela navegação dos oceanos se cruzam com a criação e difusão do conhecimento científico. Coimbra e a sua região é igualmente um local impar para observar os registos geológicos da evolução do Oceano Atlântico.

   Coimbra será o palco do IX Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA2018), sob o lema Da Zona Costeira ao Oceano Profundo — Oportunidades e Desafios. Este evento é organizado pelos Departamentos de Ciências da Terra, de Ciências da Vida e de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, bem como o IATV – Instituto do Ambiente Tecnologia e Vida, para o qual todos estão convidados

bottom of page