Poluição por plásticos em ambientes marinhos e costeiros: fontes, efeitos e estratégias de mitigação
Nota: Esta sessão será apenas em Inglês.
Proponentes:
Filipa Bessa (MARE/UC)
Helena Veríssimo (MARE/UC)
Paula Sobral (MARE/FCUL)
Descrição:
A poluição por plásticos é uma crescente ameaça ambiental para os ecossistemas marinhos e costeiros devido à sua ubiquidade, alta persistência e gestão insuficiente.
Já foram observados detritos de plástico em todos os habitats marinhos de todo o mundo, em tamanhos que variam desde microns a alguns metros. Em resposta, as preocupações com os riscos para as espécies marinhas após a exposição ao plástico e aos microplásticos aumentaram, estimulando novas pesquisas sobre a extensão e as consequências da contaminação por (micro) plásticos em ambientes aquáticos. A pesquisa também demonstrou a importância da hidrodinâmica e do impacto ambiental do plástico no mar que incluem o emaranhamento, ingestão, rafting de espécies, danos sociais e económicos.
Objetivos:
Esta sessão é dedicada a cientistas e gestores para apresentarem e descreverem o estado atual do conhecimento, partilhar lições sobre técnicas e desafios relacionados à poluição por plásticos nos ecossistemas marinhos e costeiros e propor ou discutir medidas de redução, no contexto da Margem Ibérica Atlântica.