Processos geológicos e sua interacção com a Oceanografía, hábitats bentónicos e geração de riscos
Nota: Esta sessão será em Inglês, Espanhol e Português.
A Sociedade Geológica da Espanha (Geology Marine Commission) patrocinará o registo de 5 bolsas para participar na Sessão Temática do Simpósio sob o tema: Processos geológicos e sua interação com a oceanografia, habitats bentônicos e geração de riscos. Os interessados devem enviar seu pedido a Juan-Tomás Vázquez (juantomas.vazquez@ieo.es) anexando sua contribuição ao simpósio MIA2018 e um CV abreviado (não mais de 4 páginas).
Proponentes:
Juan-Tomas Vazquez (IEO)
Cristina Roque (EMEPC/IDL)
Descrição:
Presentemente existe um interesse crescente e uma demanda social acerca do estudo dos processos geológicos recentes e contemporâneos em diferentes tipos de ambiente marinho, tais como volcânicos, tectónicos, associados a emissões de gás, movimentos de massa, erosivos e efeitos sedimentares associados com correntes de fundo, assim como o seu estudo ao longo de áreas morfológicas individualizadas tais como canhões submarinos e montes submarinos. A interferência dos processos geológicos com a dinâmica das massas de água, pode gerar riscos geológicos, controlar a localização de recursos geológicos e o desenvolvimento de habitats, sendo, deste modo, os processos básicos para a definição de Áreas Marinhas Protegidas. Assim, o estudo integrado de todos estes factores melhorar a qualidade do conhecimento acerca do fundo marinho.
Objetivos:
Esta sessão é dedicada a investigadores de diferentes especialidades, como geólogos, biólogos, físicos, químicos ou matemáticos, que trabalhem de forma integrada sobre fundos marinhos, ou potenciais contribuições que possam ser de interesse para cientistas de outras áreas, bem como para vários setores da sociedade como empresas, agências governamentais, autoridades regionais ou locais.