O registo geológico de eventos marinhos extremos no Atlântico
Nota: Esta sessão será em Inglês, Espanhol e Português.
Proponentes:
Pedro J.M. Costa (Dep. Geologia e IDL, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal)
Rita González‐Villanueva (Univ. Vigo, España)
Ricardo Ramalho (Dep. Geologia e IDL, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal)
Francisco Dourado (Dep. Geologia Aplicada, Faculdade de Geologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil).
Descrição:
Os eventos marinhos extremos têm o potencial para causar enormes danos ao longo de vastas áreas costeiras. No Atlântico, devido à menor frequência destes eventos, o uso do registo geológico é fundamental para uma avaliação exacta do risco.
Esta sessão pretende ser um amplo fórum para discussão de estudos que versam sobre esta temática. Nesse sentido, solicitamos contribuições (interdisciplinares) que descrevam estudos sedimentológicos de eventos extremos nas costas do Atlântico.
Objetivos:
Pretendemos reunir um grupo de geocientistas que estão na vanguarda da pesquisa científica sobre este tema e pretendemos criar pontes para outros ramos da ciência: a geofísica, a arqueologia, a modelação numérica, a engenharia civil, a proteção civil e as autoridades locais responsáveis pelo ordenamento do território.
Ambicionamos que se apresentem trabalhos e ideias inovadoras relacionadas com: a) evidências sedimentológicas e geomorfológicas de impactos de tsunamis e tempestades; b) modelação numérica sobre geração, propagação e inundação destes eventos; c) possível identificação de fontes tsunamigénicas; d) correlação de depósitos\eventos na bacia do Atlântico; e sobre e) eventos extremos num contexto de alterações climáticas.